quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Um pouco do MERCADO CAMBIAL

MERCADO CAMBIAL

A moeda nacional não é aceita para pagamento de importações e nem as moedas extrangeiras são aceitas para pagamento de exportações. Por isto que são realizadas as compras e vendas de moedas, denominado de Mercado Cambial.

Categorias de Operações:

Mercado primário: Entre bancos e clientes.
Mercado secundário: Entre bancos no país, Entre bancos no país e bancos no exterior, entre bancos e bancos centrais, e entre bancos centrais.

Vendedores, Compradores e Bancos

Os vendedores do mercado cambial são representandos por aqueles que desejam vender divisas, como exportadores, investidores, turistas, especuladores, entre outros.

Os compradores do mercado cambial são representados por aqueles que desejam comprar divisas, com a finalidade de liquidar seu compromisso no exterior, como importadores, investidores, turistas, entre outros.

Os bancos são os intermediários dos compradores e vendedores de divisas. Sendo sua intermidiação obrigatória em quase todos mos países. No Brasil uma operação que não seja intermediada pelo banco é considerada ilegítima.
Os bancos utilizam os operadores de câmbio, também chamados de dealers, respon´saveis pela compra e venda de moedas estrangeiras. Eles realizam estas operações em mesas de câmbio.

Tipos de Contratos de Câmbio:

01 - Exportação
02 - Importação
03 - Transferências Financeiras do Exterior
04 - Transferências Financeiras para o Exterior
05 - Interbancárias / Arbitragens de Compra
06 - Interbancárias / Arbitragens de Venda
07 - Alterações de Contratos de Compra
08 - Alterações de Contratos de Compra
09 - Cancelamento de Contrato de Compra
10 - Cancelamento de Contrato de Venda
11 - Modelos Adaptados para Baixa na posição de Câmbio de Contratos de Compra
12 - Modelos Adaptados para Baixa na posição de Câmbio de Contratos de Venda

Cotações Cambiais

São avaliados diversos dados das taxas de câmbio ao iniciar as operações do dia, como por exemplo: as taxas do dia anterior, informação de natureza econômica e política, situação do mercado, desempenho das bolsas de valores dos principais centros financeiros do mundo, entre outros.
De acordo com o desempenho do mercado e do desenvolvimento das operações, as taxas de câmbio podem variar durante o dia, com maior ou menos intensidade.
As taxas estão organizadas desta forma: de compra (bid rate) e outra de venda (offer rate). A diferença entre estes dois valores, também chamado de spread, é o lucro do banco.

Você pode acompanhar a cotação da taxa de câmbio no site do Banco Central do Brasil (http://www.bcb.gov.br/?TXCAMBIO) .

Posição de Câmbio

Todos os dias os bancos realizam operações de compra e venda de moeda estrangeira, e não há limite para isto. Ao final do dia há um saldo resultante, chamado de posição de câmbio. A verificação diária das posições dos bancos pelo Banco Central é de grande importância para o controle dos estoques de reservas cambiais do país.

A posição de câmbio é obtida pelo saldo dos valores comprados e vendidos, sem levar em conta os prazos de liquidação das operações. As operações futuras de cólares praticadas no mercado interbancário são exceção a essa regra, elas podem ser contabilizadas na posição dos bancos apenas dois dias úteis da data de sua liquidação.

O bancos podem ter a posição de câmbio diária comprada, vendida ou nivelada. O Banco Central poderá estabelecer limites de posição de acordo com a política cambial do momento.


Subdivisões Do Mercado Cambial

Mercado de Câmbio Manual: operação cambial, basicamente feita com viajantes, na qual é entregue a moeda estrangeira em espécie (ou em cheques de viagem).

Mercado de Câmbio Sacado: operação cambial na qual é entregue a moeda estrangeira através de Transmissão eletrônica. Atualmente, a maioria das operações legais de câmbio realizadas no país é realizada nessa sistemática.

Mercado de Câmbio Turismo: expressão que define a taxa de câmbio usada nas operações legais de câmbio de viajantes.

Mercado de Câmbio Fixo: instrumento de política econômica usado pelos bancos centrais que consiste em fixar ou estabelecer artificialmente a taxa de câmbio de um país.

Mercado de Câmbio Flutuante: política cambial que consiste em deixar a taxa de câmbio flutuar livremente, de acordo com as forças de oferta e demanda.

Mercado de Câmbio Futuro (forward exchange): As taxas cambiais para operação futura poderão ser idênticas às taxas para operações prontas ou, o que é mais comum, poderão apresentar um prêmio ou um desconto. Ocorre o prêmio quando a taxa para entrega futura for maior do que a taxa para entrega pronta.
Os bancos que negociam operações futuras tomam também as providências necessárias para evitar o risco das flutuações de taxas ou, pelo menos, neutralizá-las.

Mercado Paralelo de Câmbio: O mercado paralelo de câmbio compreende todas as operações conduzidas por meio de pessoas físicas ou jurídicas não autorizadas a operar no mercado de câmbio. Trata-se de operações ilegítimas.
O mercado paralelo de câmbio pode funcionar sob a modalidade de câmbio sacado ou de câmbio manual. Pelo câmbio sacado, as firmas ou particulares é que fazem o papel de “banqueiros”, movimentam os seus depósitos no exterior por meio de telefone (é a chamada operação a cabo), cartas ou mesmo por cheques.
Causas da existência do mercado paralelo: instabilidade política, instabilidade monetária , remessa clandestina de lucros , pagamento de mercadorias contrabandeadas, tráfico de drogas, existência de encargos diversos no mercado de câmbio legal , existência de limitações no mercado legal, pagamento de propinas ou subornos, entre outros.
Fontes de suprimento do mercado paralelo: subfaturamento na exportação, superfaturamento na importação, turistas estrangeiros, diplomatas estrangeiros, contrabando, narcotráfico.

Mercado de Câmbio Primário: onde são realizadas operações cambiais entre bancos e seus clientes não bancários.

Mercado de Câmbio Interbancário: trata-se do mercado onde são realizadas operações entre bancos e funciona como válvula reguladora da liquidez do mercado de câmbio ou como fonte de captação de reais e ou de moedas estrangeiras.

Mercado de Câmbio À Vista: Chamadas de operações prontas de câmbio (Spot exchange) , com prazo até 2 dias úteis.

Fonte: Elaborado por Bruna Bitencourt com base nos dados do Banco Central do Brasil

Nenhum comentário: