sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ESTADOS UNIDOS

ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos da América (EUA) são uma república federal, possuem 50 estados e um distrito. Sendo que cada estado tem um alto poder de autonomia local, conforme o sistema federal. A maior parte está situada na parte central da América do Norte. Possui fronteiras terrestres com o México e o Canadá. Os estados do Alasca e do Havaí estão separados dos outros 48 estados. Podemos verificar no mapa abaixo:

Os EUA também possuem territórios, distritos e outros domínios no Oceano Pacífico e no Caribe, como também em outras regiões do mundo. O dia da independência americana é celebrado no dia 4 de julho. Nesta data no ano de 1776, foi declarada a independência das treze colônias britânicas, sendo oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Trato de Paris.
A atual constituição foi adotada em 1789, onde foi estabelecida a estrutura do governo dos Estados Unidos. Desde então os Estados Unidos se desenvolveram, e se tornaram uma superpotência após a Segunda Guerra Mundial.




ECONOMIA E O COMÉRCIO EXTERIOR

Os Estados Unidos são um país capitalista. Ao contrário do Brasil, possuem baixa carga tributária, baixa taxa de desemprego e de inflação, apesar de sua balança comercial nos últimos anos ter apresentado déficit. Mesmo assim, ainda são considerados os indicadores da economia mundial.
A indústria americana á altamente diversificada e tecnologicamente avançada, sendo uma das lideres no mercado global.
Com a tragédia do dia 11 de setembro, os Estados Unidos ficaram abalados e juntamente o sistema financeiro mundial.
Sendo um país auto-suficiente em vários setores da economia, exigente e de economia aberta, Os Estados Unidos importam de tudo e muito. A visão americana é de que importar significa melhoria de vida (ao contrário do Brasil, com a mente antiquada de que a importação é ruim).
Porém nem tudo é tão fácil assim. Muitos dos produtos do Brasil exportados enfrentam muitas barreiras tarifárias e não tarifárias e também sistemas de quotas.
Como forma de pagamentos das exportações e importações, os Estados Unidos, como a maioria do mundo, utilizam a carta de crédito. Sendo FOB (Free on Bord), C&F(Cost and Freight) e CIF (Cost, Insurance and Freight) os INCOTERMS (Condições de Venda) mais utilizados.
Nos EUA existem três tipos de tarifas: ad valorem (porcentagem sobre valor tributável), específicas (valor fixo por peso ou quantidade) e compostas (tarifas ad valorem acrescidas de específicas).



COSTUMES AMERICANOS NOS NEGÓCIOS

Os americanos podem até ser informais, porém são sinceros e diretos. Eles têm o perfil ambicioso, trabalhador e ativo. São orgulhosos pelo seu país ter uma economia e política importante perante o mundo. Na costa leste do país eles se vestem de maneira mais formal do que no restante do país.
Os americanos também esperam que o executivo estrangeiro tenha um comportamento cordial e muito profissionalismo. Falta de resposta e atrasos são tidos como desinteresse.



Por Bruna Bitencourt, com base nos dados da CIA, MDIC, Wikipédia e informe BB.

Nenhum comentário: