A história chinesa possui fontes escritas de quase quatro mil anos, sendo um dos países de mais antiga civilização do mundo. Invenções da China antiga, como o fabrico do papel, a tipografia, a pólvora e a bússola tiveram grande influência para a humanidade.
O Partido Comunista Chinês, fundado por Mao Tsé-Tung, é o partido que governa a China nos dias atuais.
Na China já existiram inúmeros grupos étnicos, sendo que nos dias atuais a etnia dominante é a dos Han. O governo chinês reconhece 56 etnias.
ECONOMIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Podemos perceber que cada vez mais encontramos produtos com a marca made in China em diversos lugares do globo. Desde 1995 a China exporta mais do que importa.
A criação de Joint Ventures entre empresas chinesas e estrangeiras é totalmente permitido na China.
Com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros no país, a China criou diversas ZEE (Zonas Econômicas Especiais), em províncias próximas a Taiwan e Hong Kong. Empresas de outros países que atuam nestas zonas, têm total liberdade no comércio exterior.
Apenas em 1992 o governo chinês adotou o Código SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, de 6 dígitos). No Brasil utilizamos a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), sendo o Código SH + 2 dígitos no final.
Em média a tarifa das importações fica em torno de 16%, resultado da adesão da China a OMC (Organização Mundial do Comércio), resultando da diminuição das tarifas.
Tendo uma área um pouco maior da brasileira, como também a maior população mundial, a China possui apenas uma pequena parte de seu território agricultável (cerca de 11%).Também é um país carente em matérias primas e possui grandes obras de construção civil. Deste modo, o país necessita importar bens para consumo interno, como também agregar valor as mercadorias destinadas à exportação.
Apesar da distância e diferença cultural, os brasileiros são parceiros ideais para os chineses, devido ao fato que o Brasil possui grandes reservas minerais, florestais, agrícolas e uma grande biodiversidade.
COMPORTAMENTO NOS NEGÓCIOS
É importante conhecer os fatos históricos, econômicos e geográficos do país, seus usos e costumes, para superar a barreira cultural. Os chineses valorizam sinceridade, paciência, obediência, lealdade aos superiores, respeito, fidelidade aos amigos e a procura da harmonia. Não gostam de arrogância ou intimidade em excesso.
Os chineses são extremamente pontuais e não gostam de atrasos. Nos negócios, um aperto de mãos é sempre bem aceito ao se apresentar e ao se despedir.
No primeiro encontro com um chinês, deve-se estar sempre com muitos cartões de visita, sendo eles bilíngües (Um lado em inglês e outro em Mandarim), sendo sempre entregues com as duas mãos, com o lado do cartão em mandarim para cima. Quando receber um cartão de visita de um chinês, sempre leia atentamente e não o guarde, deixando sempre o cartão a sua frente, em local visível, durante a reunião. As reuniões com os chineses geralmente demoram mais que o previsto, pois os negócios são sempre discutidos nos mínimos detalhes.
Sempre manter uma linguagem clara, pois muitos executivos chineses não falam inglês e optam por um intérprete. E quando falam inglês, na maioria das vezes, é de difícil entendimento Este é um dos grandes motivos de muitos executivos no mundo estarem aprendendo o mandarim.
Receber presentes é sempre considerado gentil pela parte dos chineses. Nada pode ser de muito pequeno valor que possa ofender o presenteado nem de muito alto valor que possa parecer suborno. Os presentes também não devem ser abertos na presença de quem ofereceu.
Nunca dê de presente um relógio de parede, que para os chineses significa morte, como também o número quatro. Nunca oferecer nada para os Chineses com o número quarto nem de cor branca, pois dignifica luto. O número oito significa prosperidade aos chineses e os múltiplos de cinco são bem aceitos. As cores mais recomendadas são vermelha e dourada. Nas refeições com os chineses nunca trate de negócios. Procure sempre falar da boa qualidade dos serviços e da comida que esta sendo oferecida. As refeições com os chineses são sempre acompanhadas de bebidas alcoólicas, se não desejar beber, nunca toque na taça.
Por Bruna Bitencourt, com base nos dados da CIA, MDIC, Wikipédia e informe BB.
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