quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ARGENTINA

ARGENTINA

Por mais que haja a rivalidade com nuestros hermanos, a Argentina é um parceiro de grande importância para o comércio exterior brasileiro, sendo o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.
Por se um país membro do MERCOSUL, bloco ao qual o Brasil faz parte, as tarifas de importação são 0%, tendo algumas exceções. Este fato proporciona importantes vantagens econômicas para ambos os países.

Em fevereiro de 1516, a serviço do Rei da Espanha, Juan Dias de Solís procurava um atalho para chegar a Índia. Fez paradas em alguns lugares da costa brasileira para abastecer sua frota, e ao chegar a foz do rio Paraná no Atlântico descobriu um mar de água doce, na qual denominou de rio Solís. Posteriormente o nome do rio foi mudado para La Plata, por que os espanhóis e portugueses pensavam que o rio serviria de via para chegar a Serra da Prata no Peru. Pelo fato de que prata em latim é “argentum”, o país foi chamado de Argentina.
Buenos Aires foi fundada em 1580 e devido a localização privilegiada, a cidade se transformou em importante porto e entreposto comercial. Tornando-se capital em 1776.
Devido as modificações políticas que aconteceram nos países europeus, a Argentina criou seu governo próprio em 25 de maio de 1810, data conhecida como “Dia da Revolução”, e ficou oficialmente independente no dia 9 de julho de 1816.


Os produtos em destaque no comércio da Argentina são: petróleo, peixes, carne, trigo, soja e vinho.
Segundo dados do Wikipédia, a Argentina é o país da América Latina com o maior PIB per capita no critério de paridade do poder de compra (PPC) e o país com o maior índice de desenvolvimento humano (IDH).




NEGÓCIOS

Os argentinos são formais, tanto nos trajes como na postura, e sempre usam o título e o nome de família para apresentação.
Eles não gostam de insistência de outras partes em um determinado assunto se não apresentam interesse. Apesar da rivalidade esportiva, os argentinos demonstram respeito e admiração pelo Brasil.
Os argentinos são exigentes e gostam dos melhores restaurantes para almoços e jantares. Também apreciam apertos de mão firmes.
Os argentinos preferem manter os contatos de negociação com o mesmo contado que já tenha passado pelo processo de aproximação. Caso haja mudança de pessoa, terá que ser feito um novo processo de aproximação por parte da empresa.
Uma maneira para o argentino demonstrar que está a vontade com o negociador de outra empresa, é fazer comentários a respeito de seu modo de vestir.
No comércio argentino, os intermediários têm notável influência na cadeia de distribuição. Um meio de se aproximar de agentes potenciais é buscar por grupos e associações empresariais.
Outra característica argentina, é que eles não toleram atrasos em reunião como também em prazos de entrega de mercadoria. E os contratos de negócios entre as partes devem ser rigorosamente cumpridos.
O melhor período para fazer viagens de negócios é entre abril e novembro.


Por Bruna Bitencourt, com base nos dados da CIA, MDIC, Wikipédia e informe BB.




Nenhum comentário: